NUTRIGENÉTICA - Nutrição Personalizada

Perfil Genético Nutricional

Apesar de nossa constituição genética ser fixa, nossa nutrição e estilo de vida que influenciam a expressão de nossos genes são variáveis. Assim, podem ser adaptados a nosso retrospecto genético e necessidades exclusivas (Nutrigenética). Em contrapartida, nutrientes e compostos presentes nos alimentos podem modular a expressão dos genes alterados, e sua possível repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida (Nutrigenômica). Desta forma, o teste de nutrigenética pode predizer o risco de uma pessoa desenvolver determinada doença ou condição de saúde, e ainda auxiliar o médico ou nutricionista na tomada de decisões terapêuticas ou preventivas.

Nesta análise de mapeamento genético, são identificadas certas alterações (polimorfismos) que interferem na maneira como o corpo responde às atitudes - incluindo a alimentação e o padrão de exercícios, todas documentadas na literatura científica. O objetivo do teste é identificar certos fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação, como a obesidade, dislipidemias, intolerâncias nutricionais e etc.

Conhecer o perfil genético proporciona a possibilidade de uma abordagem personalizada para reduzir e manter o peso ideal além de reduzir o risco de algumas doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética.

Esses benefícios podem ser atingidos pois, com informações sobre o perfil genético, é possível otimizar o equilíbrio nutricional da dieta. Conhecer as tendências genéticas pode ajudar a realizar mudanças positivas no cotidiano, promovendo assim, maior qualidade de vida.

Dentre os genes testados, alguns podem sugerir maior ou menor risco para o desenvolvimento de doenças. No perfil nutrigenético, encontram-se variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e comportamento alimentar:

  1. Genes associados à obesidade
  2. Regulação do metabolismo lipídico
  3. Risco do desenvolvimento de Diabetes Melitos 2
  4. Hipertensão arterial sistêmica
  5. Metabolismo do folato (vitamina B9)
  6. Metabolismo da vitamina D
  7. Intolerância à lactose
  8. Metabolismo da cafeína
  9. Modulação da resposta inflamatória, estresse oxidativo e desintoxicação
  10. Metabolismo de Vitaminas
  11. Intolerância ao glúten / Doença Celíaca
Material: Células bucais (swab bucal)
Preparo do Paciente: Não ingerir líquidos e alimentos 30 minutos antes da coleta de saliva.
Observações: NÃO será aceito sangue total heparinizado
Armazenamento: Temperatura ambiente.
Estabilidade: 3 meses, no minimo.
Metodologia: PCR em Tempo Real Taqman.
Prazo de entrega: 40 dias úteis.
Transporte do material: O material deve ser transportado à temperatura ambiente em sua caixa própria.
Prazo para recebimento: Coleta realizada no laboratório ou envio da amostra (quando coleta realizada na clinica/consultório).

A coleta

Não há contraindicação para esse teste e não há idade definida para realizar esse exame. O teste é realizado apenas uma vez na vida, pois o DNA não muda.

A coleta é realizada com um dispositivo de coleta de saliva, o qual deve ser preenchido com cerca de 1 a 2 ml de saliva.

A coleta é rápida, indolor e não invasiva, podendo ser realizada pelo médico ou profissional da área em seu próprio consultório, mas PREFERENCIALMENTE PELO PRÓPRIO PACIENTE (AUTO-COLETA). O paciente deve estar em jejum durante os 30 minutos que antecedem a coleta. A amostra deve ser armazenada em temperatura ambiente.

Resultado

O(s) resultado(s) é(são) entregue(s) em até 40 dias úteis após a entrada do material no laboratório. Os laudos são enviados por via eletrônica (email fornecido pelo médico/clinica/nutricionista) e uma via impressa é enviada pelos correios, para que seja entregue pelo medico/nutricionista ao paciente.

 

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - Tel (11) 5052-1409 - atendimento@clinicagenics.com.br